Breve Projeção sobre a Copa Libertadores da América 2011

by
A desejada Taça Libertadores da América. FONTE: Conmebol

A desejada Taça Libertadores da América. FONTE: Conmebol

Neste final de semana, com os últimos campeões e vices de torneios nacionais da América do Sul, perfectibilizaram-se todos os cruzamentos da Copa Libertadores da América de 2011. Farei nas próximas linhas uma possível “previsão” do que podemos esperar deste torneio. Peço desculpas aos torcedores de outros times, mas é que a confiança no Imortal Tricolor é premente aqui no Rio Grande. Teremos 6 jogos na chamada “Pré-Libertadores”, quais sejam:

PRÉ-LIBERTADORES

JOGO 1 – Corinthians-SP/BRA x Tolima/COL — OBS: Corinthians classifica; altitude deve complicar um pouco

JOGO 2 – Jaguares/MÉX x Alianza de Lima/PER — OBS: jogo equilibrado; Alianza fez ótima campanha (para um clube peruano) na última Libertadores e vem surpreendendo; Jaguares tem jogadores mais conhecidos e vem de um futebol mais tarimbado; Jaguares classifica

JOGO 3 – Cerro Porteño/PAR x Deportivo Petare/VEN — OBS: Cerro Porteño classifica, tem mais camisa, jogadores rodados; Petare é totalmente desconhecido e sua “credencial” é ser da Venezuela, o país multicampeão do mundo em torneios de beleza feminina.

JOGO 4 Unión Española/CHI x Bolívar/BOL — OBS: Unión classifica; incrível, mas o Unión Española é chileno; de quebra, é time de tradição no Chile, tendo disputado já fases finais de Libertadores contra o São Paulo nos anos 90 e aparecendo na Libertadores volta e meia; Bolívar tem fama de ser “saco de pancada”.

JOGO 5 – Independiente de Avellaneda/ARG x Deportivo Quito/EQU — OBS: Independiente classifica, mas terá dificuldades na altitude de Quito; Deportivo Quito “joga como um bravo leão em casa e como um manso gatinho na casa do adversário”.

JOGO 6 – Grêmio/BRA x Liverpool/URU — OBS: Grêmio classifica “com um pé nas costas”; Liverpool jamais disputou uma Libertadores e, segundo a imprensa, teme o Imortal Tricolor,por ser o adversário mais combativo na Pré-Libertadores; o Grêmio vive um momento incrível com o treinador Renato Portaluppi.

Passada a fase preliminar, a Libertadores entra na sua fase de grupos. Seguem logo abaixo os grupos, e em seguida, quem deve classificar pela análise deste humilde blogueiro:

GRUPO 1

Universidad San Martin de Porres/PER

Libertad/PAR

Once Caldas/COL

San Luís/MÉX

OBS: classificam Once Caldas e Libertad; o San Martin chegou às oitavas de final contra o Grêmio em 2009 e levou “dois sacodes”; San Martin é um time muito ruim tecnicamente, bate bastante, gosta do contato físico; o San Luís classificou-se para as oitavas em 2009, mas não pôde jogá-las em razão da Gripe Suína; havia classificado por falta de aptidão e competência dos demais clubes, e prova disso, foi que em 2010, tendo entrado direto na fase de “mata-mata”, morreu já no primeiro confronto; Once Caldas já foi campeão e, quando classifica à Liberta, costuma apavorar seus adversários, tanto que venceu o São Paulo em Manizales na última disputa; Libertad sempre passa da primeira fase, faz grandes campanhas na fase de grupos, mas costuma cair na fase de “mata-mata” por falta de tradição e jogadores diferenciados.


GRUPO 2

Júnior de Barranquilha/COL

Oriente Petrolero/BOL

León de Huánuco/PER

Grêmio/BRA ou Liverpool/URU

OBS: Não é porque é da Bolívia, mas o Oriente Petrolero outro clube adepto à qualficação de “saco de pancadas”; Oriente Petrolero e León de Huánuco brigarão para ver quem será o lanterna do grupo; a classificação de Júnior de Barranquilha e (provavelmente) Grêmio é até certo ponto óbvia, face à disparidade técnica e de tradição entre os clubes.


GRUPO 3

Argentinos Juniors/ARG

Nacional/URU

Fluminense/BRA

América/MÉX

OBS: Trata-se do primeiro “grupo da morte” neste torneio; os quatro times têm tradição em Liberta e, além disso, possuem times competitivos com jogadores de boa qualidade técnica. Muito difícil opinar. De qualquer modo, aposto nas classificações de Fluminense e Argentinos Juniors.


GRUPO 4

Caracas/VEN

Universidad Católica/CHI

Vélez Sarfield/ARG

Unión Española/CHI ou Bolívar/BOL

OBS: Vélez se classifica com certa facilidade, contudo, haverá grande disputa pela segunda vaga entre os demais; como não fico em cima do muro, acredito que o Caracas apronte pra cima dos chilenos, até porque, Unión Española e Universidad Católica é clássico no Chile.

GRUPO 5

Santos/BRA

Colo-colo/CHI

Deportivo Táchira/VEN

Cerro Porteño/PAR ou Deportivo Petare/VEN

OBS:  Santos classificará com folga, entretanto, o Colo-colo deve “suar sangue” para obter a classificação em cima do Cerro Porteño. Táchira é uma zebra mansa, a qual restringe-se a passear entre os leões, mas sem desrespeitá-los.


GRUPO 6

Inter de Porto Alegre/BRA

Jorge Willstermann/BOL

Emelec/EQU

Jaguares/MÉX ou Alianza de Lima/PER

OBS: Time boliviano = “saco de pancada”; Emelec é um time já bem conhecido, o qual tem muita força física e baixíssima qualidade técnica; o Inter de Porto Alegre tem a “tendência” a se classificar com facilidade, porém, como seu treinador deve seguir sendo Celso Juarez Roth, fortes emoções podem estar à espera dos vermelhos; Jaguares deve disputar a segunda vaga, caso não haja surpresas, com o aguerrido Emelec.

GRUPO 7

Estudiantes de La Plata/ARG

Guarani/PAR

Cruzeiro/BRA

Corinthians/BRA ou Tolima/COL

OBS: Tem tudo para se tornar o segundo “Grupo da Morte”. Estudiantes, Cruzeiro e Corinthians digladiar-se-ão pelas duas vagas à próxima fase. Isso é ótimo para os demais aspirantes ao título. O Guarani, caso faça 1 ponto sequer, terá conseguido uma façanha. A tendência é que aquele que não fizer 100% dos pontos em cima do Guarani, acabará ficando de fora da próxima fase. Aposto em Estudiantes e Cruzeiro.

GRUPO 8

LDU/EQU

Peñarol/URU

Godoy Cruz/ARG

Independiente/ARG ou Deportivo Quito/EQU

OBS: Tal como o Grupo 7, tem tudo para se tornar mais um “Grupo da Morte” (seria o terceiro). Haveria três grandes campeões da Copa Libertadores num mesmo grupo: LDU, Peñarol e Independiente (o maior vencedor deste torneio, inclusive). E uma surpresa proveniente do súper competitivo mercado argentino: Godoy Cruz. O Peñarol é “um gigante adormecido” há anos; numa das últimas Libertadores chegou a levar duas goleadas do desconhecido Nacional do Paraguai, ainda em fase de Pré-Libertadores; deve ficar de fora. O Godoy Cruz vem aparecendo bem no Campeonato Argentino e está em melhor momento que o atual campeão da Copa Sul-americana (Independiente). Aliás, o Godoy Cruz é “o São Caetano da Argentina”. Muito cuidado! A LDU foi novamente campeã equatoriana, tem bons jogadores e só foi eliminada nas semifinais da Sul-americana, em razão de um erro individual de Urrutia. Acredito que devam classificar LDU e Godoy Cruz.

Adentrando a fase preferida de todos os gaúchos, as oitavas de final, aí só Deus sabe como serão os confrontos. Os cruzamentos não são, por exemplo, entre o melhor do grupo 1 e o segundo do grupo 8, e assim por diante. Os cruzamentos são feitos conforme a classificação geral dos times, sendo o 16º lugar contra o 1º, o 15º lugar contra o 2º, o 14º lugar contra o 3º, e assim por conseguinte. Inequivocamente, Grêmio e Inter de Porto Alegre pegaram os grupos mais fáceis – o que nos leva a crer que serão alguns dos primeiros colocados, podendo enfrentar clubes mais inexpressivos nas oitavas. A meu ver, os favoritos ao título são estes 8 : Grêmio, Inter de Porto Alegre, Fluminense, Santos, Cruzeiro e Corinthians (TODOS OS BRAZUCAS); além de Estudiantes e Vélez (DOIS ARGENTINOS). Aguardemos a peleia começar.

Tchüss, fusballteigers!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: