Um Balanço Inicial Sobre o Campeonato Brasileiro 2010

by
Os Meninos da Vila já fizeram mais de 100 gols em 2010 e prometem fazer mais história este ano. Alguém duvida? FONTE: Ig.com

Os Meninos da Vila já fizeram mais de 100 gols em 2010 e prometem fazer mais história este ano. Alguém duvida? FONTE: Ig.com

Tudo bem, muitos vão me dizer que é cedo demais para afirmar tais proposições, mas o Brasileirão começou. O campeonato mais difícil do mundo teve início neste sábado. Apertem os cintos! Façam as suas apostas! As cartas estão na mesa. E, como já diz o título, é apenas um balanço “inicial”. O fato é que, olhando os grupos dos 20 clubes que disputam o Brasileirão, é possível fazer algumas projeções. Não se pode esquecer que a janela de transferências do mês de Agosto sempre modifica os clubes de menor poder econômico (haja vista que os clubes do exterior levam seus melhores atletas por cifras astronômicas, desmantelando os times brazucas “sedentos por verdinhas”).  Partindo deste pressuposto, trago-lhes as seguintes projeções de início para este torneio:

___

CANDIDATOS AO REBAIXAMENTO:

_ Grêmio Prudente-SP: não é por que levou 6 gols do Avaí-SC, porém, é o típico time de empresários, do interior de São Paulo-SP, que aparece para o mundo do futebol por alguns anos, e depois sucumbe (vide São Caetano-SP no início dos anos 2000, Paulista de Jundiaí-SP campeão da Copa do Brasil nos anos 2000, Santo André-SP campeão da Copa do Brasil nos anos 2000 e que subiu, mas já desceu de divisão no Brasileirão, Bragantino-SP nos anos 90, etc.).

_ Ceará-CE: é o que eu chamo de “time-elevador”; trata-se daquele tipo de clube que sobe e desce da primeira para a segunda divisão, e da segunda para a terceira, constantemente (outros exemplos são a Portuguesa de Desportos-SP, América de Natal-RN, Paysandu-PA, Santa Cruz-PE); vencer o Fluminense-RJ em casa na primeira rodada não quer dizer nada, ainda mais tendo em vista que o gol foi de pênalti, e pra piorar, um pênalti inexistente.

_ Guarani-SP: embora tenha vencido o Goiás-GO em casa na primeira rodada, além de deter cartaz de campeão brasileiro com a geração de Careca, o Bugre muito fraco; reforçou-se para o Brasileirão, mas o 8 a 1 que sofreu na Copa do Brasil para o Santos-SP reflete o quanto o clube corre o risco de retornar à Série B em 2011; também é “time-elevador”.

_ Goiás-GO: vem se mantendo há anos na Série A do Campeonato Brasileiro, tendo escapado do rebaixamento nos últimos anos por um triz; ao que tudo indica, o Goiás-GO não escapará este ano, tendo em vista o seu fraquíssimo grupo de jogadores; otra prova disso, é que nem à final do Campeonato Goiano conseguiu chegar (obteve a “façanha” de deixar o Santa Helena fazer a final do Goianão com com Atlético-GO).

_ Vasco da Gama-RJ/Atlético-PR: estes dois correm por fora na briga para fugir do rebaixamento; ambos não devem conseguir mais do que uma das últimas vagas na Copa Sul-Americana (na melhor das projeções). Trata-se de times muito deficientes na marcação e que dependem fundamentalmente da inspiração de 1 ou 2 jogadores (no caso dos cariocas Carlos Alberto e Phillippe Coutinho, no caso dos paranaenses, o veteraníssimo Paulo Baier).

___

CANDIDATOS À COPA SUL-AMERICANA:

_ Vitória-BA: veio para ser coadjuvante; o centroavante Júnior e o goleiro colombiano Viáfara passam por grande fase; deve ficar no meio da tabela, uma vez que não joga tão bem fora de casa, como faz em seus domínios.

_ Atlético-GO: há tempos vinha beliscando uma chance de jogar a Sèrie A; é o típico “time-carrapato”: incomoda até não poder mais, em que pese não ter jogadores de altíssima técnica; o fato de o time chegar pela primeira vez a uma semifinal de Copa do Brasil já indica o crescimento do clube; Geninho (terinador) acertou o time.

_ Avaí-SC: aos frangalhos após o desmanche do melhor time da história do clube (6º lugar no Brasileirão 2009 sob o comando de Paulo Silas), o clube foi em busca de reforços e conseguiu ganhar o Campeonato Catarinense 2010; incomodou o Grêmio nas oitavas-de-final da Copa do Brasil (tendo vencido o jogo na Ressacada) e estreou como líder do Brasileirão 2010; deve ficar no meio da tabela por falta de qualidade no plantel.

_ Fluminense-RJ: desde que Muricy Ramalho assumiu o comando do time, o Tricolor só perdeu (3 derrotas seguidas, sendo 2 para o Grêmio na Copa do Brasil e 1 agora na estreia do Brasileirão para o Ceará-CE); tem um grupo bom o suficiente para ficar na linha intermediária; não deve passar por apuros como no ano passado, quando quase rebaixou.

_ Botafogo-RJ: o título do Campeonato Carioca 2010 é enganador; a eliminação sumária na Copa do Brasil para o Santa Cruz-PE é realista; a defesa do Fogão é muito fraca (Fábio Ferreira nem ficava no banco do Grêmio), seu goleiro é inconstante, seu grande articulador está em má fase (Lúcio Flávio) e seu ataque não é confiável (Germán Herrera e Loco Abreu); vaga confirmada na Sul-Americana.

___

CANDIDATOS À COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA:

_ Palmeiras-SP: conquanto venha tendo um péssimo ano de 2010 (eliminação na Copa do Brasil nas quartas-de-final pelo Atlético-GO, eliminação sumária no Paulistão, sem classificar para a segunda fase), é time grande, tem tradição, tem elenco e já começou o torneio vencendo bem ao seu estilo: 1 a 0 chorado sobre o Vitória-BA.

_ Atlético-MG: sob o comando de Celso Roth em 2009, surpreendeu o Brasil por liderar várias rodadas o campeonato nacional; porém, com a “síndrome de cavalo paraguaio” que assombra seu ex-comandante da casamata, o Galo caiu tanto que acabou fora, inclusive, da zona de classificação à Libertadores; trouxe Vanderley Luxemburgo para comandar o time em 2010, e isso justifica qualquer favoritismo.

_ Internacional-RS: poupando jogadores nas rodadas iniciais em razão da disputa da Copa Libertadores da América, já teve um baque na primeira rodada (2 a 1 para o Cruzeiro-MG em pleno Beira-Rio); após a participação no torneio sul-americano, caso confirme sua eliminação, concentrando forças no Brasileirão deverá brigar por vaga.

_ São Paulo-SP: falar em Campeonato Brasileiro sem falar de São Paulo Futebol Clube é complicado; São Paulo-SP está para o Brasileirão, como o Grêmio está para a Copa do Brasil, como a Seleção Brasileira está para a Copa do Mundo; o Tricolor Paulista é sempre favorito, mesmo em má fase tecnica; o time costuma crescer na reta final.

_ Flamengo-RJ: atual campeão brasileiro, tem um grupo fortíssimo e jogadores de nível de seleção; o time está envelhecido e sem um treinador à altura, porém, quando seus atletas querem jogar mesmo, a coisa encrespa.

_ Cruzeiro-MG: favorito ao título da Libertadores 2010; para muitos, também é o time mais completo do Brasil.

_ Corinthians-SP: favorito por ter um dos elencos mais qualificados do Brasil e por ser o time mais favorecido pela arbitragem em todo o país.

_ Santos-SP: mesmo tendo uma defesa veterana e fraca (Durval e Edu Dracena), tem o melhor time do Brasil na atualidade (os ‘dançarinos’ Robinho, Ganso, André, Neymar e Wendel desequilibram); time que trouxe de volta à Nação “o romantismo perdido no pretérito”.

_ Grêmio: clube mais copeiro do Brasil, reformulou o elenco justamente nas posições em que era deficiente no ano passado; campeão gaúcho 2010, o time chega às semifinais da Copa do Brasil em seu melhor momento no ano de 2010 e, coincidentemente, no melhor momento da carreira de seu treinador (Paulo Silas); Silas promete que o Imortal Tricolor também vencerá fora de casa neste ano (fator que foi a grande síndrome do clube em 2009).

___

Se deixarem o matador Borges e o canhoto Douglas jogar, a derrota é 99% certa ante o Grêmio. FONTE: ClicRBS

Se deixarem o matador Borges e o canhoto Douglas jogar, a derrota é 99% certa ante o Grêmio. FONTE: ClicRBS

Tchüss, fussballteigers!!

Anúncios

Uma resposta to “Um Balanço Inicial Sobre o Campeonato Brasileiro 2010”

  1. Gustavo Says:

    DISCORDÂNCIAS

    Concordo com quase tudo. Mas anota aí e me cobra no final as discordâncias: Guarani, Atlético PR e Vasco NÃO caem; Palmeiras NÃO vai pra libertadores nem que a vaca tussa e acho que Flamengo não tem gás pra chegar na libertadores através do brasileirão.

    SOBRE LIBERTADORES:

    Pra mim, quem pega Libertadores CERTO: Cruzeiro e Santos. QUASE CERTO: Grêmio, Inter e São Paulo. Quem pode BRIGAR POR UMA VAGA, SURPREENDENDO: Altético MG, Corinthians e Flamengo. QUASE IMPOSSÍVEL: Atlético GO, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Vasco e Avaí: ABORTOS DA NATUREZA: os demais.

    DA SULAMERICANA PRA BAIXO: verdadeira incógnita, sendo espantoso se algum candidato que elenquei até como surpresa para libertadores venha a cair.

    TÍTULO:

    Cruzeiro tem histórico de cansar; Santos não é matreiro. Se superarem estes respectivos problemas, o título fica entre um destes. Caso contrário, acho que o título vem para o RS esse ano… e a briga entre Grêmio e Inter será interessante mas, ao contrário dos últimos anos, vejo o tricolor melhor, tanto em grupo como em time. E, como sempre, não se pode menosprezar o São Paulo, mas acho que tem chances menores esse ano do que nos anteriores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: