Atentado à Delegação da Seleção do Togo Põe em Cheque Primeira Copa do Mundo na África

by

Nesta última sexta-feira, às vésperas da Copa Africana de Nações (a “Copa América” do Continente Africano) que deverá ser realizada na Angola, o ônibus que conduzia a delegação da Seleção do Togo foi metralhado por 20 minutos. Em comunicado oficial, o governo angolano condenou o que chamou de “ação terrorista”. O atentado aconteceu no trecho rodoviário entre Bicongolo e Chiculu, na província de Cabinda, próximo da fronteira com a República do Congo.  De acordo com a Federação Togolesa de Futebol, nove membros da delegação (incluindo os jogadores Kodjovi Obilalé e Serge Akakpo) foram feridos com os tiros. O motorista do ônibus não suportou os ferimentos e morreu. A Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) assumiu a autoria do ataque na região, que vive em conflito pela independência de Angola. O ministro de Angola informou que o grupo da FLEC que realizou a ação terrorista era proveniente da República do Congo para onde regressou após a consumação do atentado. Assim como os dirigentes da Confederação Africana de Futebol garantiram a realização da Copa Africana de Nações, o ministro da Juventude e Esporte, Gonçalves Muamdumba, também afirmou que o ataque à delegação do Togo não vai afetar a organização e a segurança do torneio. Uma viatura com jornalistas também foi atingida pelos disparos.

O território de Cabinda é uma das 18 províncias de Angola, mas não pertence fisicamente à área do país. O local fica entre a República Democrática do Congo (ex-Zaire) e a República do Congo. A região é rica em petróleo e é assolada por um conflito separatista desde a independência angolana, em 1975. Consoante o “Jornal Digital”, de Angola, a resistência de Cabinda, denominada FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda), já havia alertado em diversas ocasiões que poderia haver falta de segurança para as equipes que se deslocariam à província durante o torneio.

Emmanuel Adebayor, jogador do Manchester City/ING, capitão e grande estrela da Seleção do Togo, saiu ileso do atentado, mas era um dos atletas mais inconformados. FONTE: Site da Fifa

Emmanuel Adebayor, jogador do Manchester City/ING, capitão e grande estrela da Seleção do Togo, saiu ileso do atentado, mas era um dos atletas mais inconformados. FONTE: Site da Fifa

Traumatizados com o incidente, jogadores de Togo já cogitam não entrar em campo. Thomas Dossevi, jogador togolês do Nantes/FRA asseverou que se puderem boicotar a Copa das Nações Africanas, os jogadores assim o farão, uma vez que o grupo está muito abatido e só pensa em retornar para casa. Deveras, trata-se de um fato profundamente lamentável. Aqui no Toco y Me Voy sempre pregamos a paz e a alegria de se poder praticar o futebol. Rechaçamos veemente quaisquer atitudes de violência, tal como esta reprovável atitude deste grupo terrorista. Aliás, isso só prova como há gente ignorante, burra e sem instrução no planeta. Estes elementos (sim, elementos, haja vista que pessoas, seres humanos ou cidadãos não fazem isso) radicais da sociedade angolana precisam ser repudiados pelas autoridades e devidamente punidos na forma da lei. Futebol é paz, alegria, saúde, vibração. Futebol não combina com violência, atentado, politicagem, ignorância. Tudo bem que a Copa do Mundo de 2010 será na África do Sul, e não em Angola, todavia, não deixa de servir de parâmetro, tendo em vista as peculiaridades continentais daqueles países. Joseph Blatter está atento. O mundo está atento. A Copa das Nações Africanas era para servir de “aperitivo” para a Copa do Mundo, e tornou-se uma ameaça. Até quando teremos de aturar esta estirpe de crime no esporte?

Tchüss!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: