Atentado à Delegação da Seleção do Togo Põe em Cheque Primeira Copa do Mundo na África

by

Nesta última sexta-feira, às vésperas da Copa Africana de Nações (a “Copa América” do Continente Africano) que deverá ser realizada na Angola, o ônibus que conduzia a delegação da Seleção do Togo foi metralhado por 20 minutos. Em comunicado oficial, o governo angolano condenou o que chamou de “ação terrorista”. O atentado aconteceu no trecho rodoviário entre Bicongolo e Chiculu, na província de Cabinda, próximo da fronteira com a República do Congo.  De acordo com a Federação Togolesa de Futebol, nove membros da delegação (incluindo os jogadores Kodjovi Obilalé e Serge Akakpo) foram feridos com os tiros. O motorista do ônibus não suportou os ferimentos e morreu. A Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) assumiu a autoria do ataque na região, que vive em conflito pela independência de Angola. O ministro de Angola informou que o grupo da FLEC que realizou a ação terrorista era proveniente da República do Congo para onde regressou após a consumação do atentado. Assim como os dirigentes da Confederação Africana de Futebol garantiram a realização da Copa Africana de Nações, o ministro da Juventude e Esporte, Gonçalves Muamdumba, também afirmou que o ataque à delegação do Togo não vai afetar a organização e a segurança do torneio. Uma viatura com jornalistas também foi atingida pelos disparos.

O território de Cabinda é uma das 18 províncias de Angola, mas não pertence fisicamente à área do país. O local fica entre a República Democrática do Congo (ex-Zaire) e a República do Congo. A região é rica em petróleo e é assolada por um conflito separatista desde a independência angolana, em 1975. Consoante o “Jornal Digital”, de Angola, a resistência de Cabinda, denominada FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda), já havia alertado em diversas ocasiões que poderia haver falta de segurança para as equipes que se deslocariam à província durante o torneio.

Emmanuel Adebayor, jogador do Manchester City/ING, capitão e grande estrela da Seleção do Togo, saiu ileso do atentado, mas era um dos atletas mais inconformados. FONTE: Site da Fifa

Emmanuel Adebayor, jogador do Manchester City/ING, capitão e grande estrela da Seleção do Togo, saiu ileso do atentado, mas era um dos atletas mais inconformados. FONTE: Site da Fifa

Traumatizados com o incidente, jogadores de Togo já cogitam não entrar em campo. Thomas Dossevi, jogador togolês do Nantes/FRA asseverou que se puderem boicotar a Copa das Nações Africanas, os jogadores assim o farão, uma vez que o grupo está muito abatido e só pensa em retornar para casa. Deveras, trata-se de um fato profundamente lamentável. Aqui no Toco y Me Voy sempre pregamos a paz e a alegria de se poder praticar o futebol. Rechaçamos veemente quaisquer atitudes de violência, tal como esta reprovável atitude deste grupo terrorista. Aliás, isso só prova como há gente ignorante, burra e sem instrução no planeta. Estes elementos (sim, elementos, haja vista que pessoas, seres humanos ou cidadãos não fazem isso) radicais da sociedade angolana precisam ser repudiados pelas autoridades e devidamente punidos na forma da lei. Futebol é paz, alegria, saúde, vibração. Futebol não combina com violência, atentado, politicagem, ignorância. Tudo bem que a Copa do Mundo de 2010 será na África do Sul, e não em Angola, todavia, não deixa de servir de parâmetro, tendo em vista as peculiaridades continentais daqueles países. Joseph Blatter está atento. O mundo está atento. A Copa das Nações Africanas era para servir de “aperitivo” para a Copa do Mundo, e tornou-se uma ameaça. Até quando teremos de aturar esta estirpe de crime no esporte?

Tchüss!!!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: