Sistema de quotas?

by

Hoje vou interromper a minha dedicação ao campeonato gaúcho. Mas para defender o direito de ter mais representantes gaúchos no brasileirão. Me chama a atenção o número de paulistas no campeonato brasileiro. Cresceu esse ano e pode aumentar bastante ano que vem.

Em 2008, eram 04 paulistas. Caiu um (Portuguesa) e subiram 02 (Barueri e Santo André). Portanto, em 2009 temos 05 paulistas. Atualmente um deles está na zona da degola, mas o Santo André tem boas chances de não cair.

De outra banda, temos de ver a tabela da série B, a qual hoje tem entre os ascendentes um paulista (Guarani) que está praticamente na série A do ano que vem. E a Portuguesa tem chances também. Com menores chances, mas entre os 9 melhores da série B, podem subir ou São Caetano ou Bragantino ou Ponte Preta. Todos estes estão entre os 9 primeiros da série B.

Nesse patamar, poderemos ter de no mínimo 05, podendo ser 07 ou, muito improvavelmente, 08 paulistas na série A do ano que vem. Isto significa quase a metade dos clubes.

Está bem que o critério de justiça avalia mérito e não geografia, mas um campeonado nacional assim fica sem graça e até mesmo desparelho no sentido do desgaste dos atletas. Por exemplo, um clube baiano que vem a São Paulo se desgasta obviamente mais do que outro paulista, privilegiando ainda mais o estado que tiver mais representantes. Ou alguém não lembra como ficava logisticamente mais fácil jogar contra o Juventude? principalmente quando há intercorrência de competições, quando dava até mesmo para escalar titulares nas duas e assim ter condições de obter melhores resultados…

Sei que pode parecer choradeira barata, e ainda não achei uma solução justa pra isso (talvez o sistema de cotas, que se diz justo nas faculdades…). Mas, se por um lado não dá para limitar o acesso à série A, também não se pode admitir um campeonato nacional feito por paulistas.

Anúncios

4 Respostas to “Sistema de quotas?”

  1. mzerbes Says:

    Legítimo “pitaco do Guasca”…hehehe…

    Tchê, isso é reflexo dos famosos “times de empresários”. Os empresários se unem para investir em algum clube e ele vai crescendo com este investimento. O Barueri-SP é um exemplo disso. O Santo André idem. Ademais, como em São Paulo os clubes são mais “abastados”, fica difícil concorrer quando se trata de investimento. Os clubes gaúchos, por exemplo, para jogar Séries D, C e B fazem contratações dentro do próprio RS. Com exceção de Juventude-RS e Caxias-RS (a Dupla Caju), os reforços, via de regra, vêm do próprio RS. Fica mais fácil contratar, fica mais fácil observar jogares e menos oneroso.

    O que me causa tristeza é que nossos clubes estão sempre “batendo na trave”. Este ano o Brasil de Pelotas não subiu pra Série B por questão de detalhe. O São José de Porto Alegre estava indo muitíssimo bem na Série D, mas caiu no mata-mata. O Caxias restringiu-se a segurar a sua vaga na Série C. E o Juventude não subirá pra Série A este ano, e ainda corre alguns riscos de cair pra Série C e realizar o Clássico Caju por lá.

    Em meio a tudo isso, quem promete SACUDIR O RS, e mais futuramente o BRASIL, é um tal de Porto Alegre. Conhecem? O time do Assis Moreira Group. Agora que conseguiu subir para a Série A do Campeonato Gaúcho, Roberto de Assis Moreira, irmão de Ronaldinho, promete reforçar o time com jogadores de Campeonato Brasileiro Série A…

  2. Roberto Ortiz Alves Júnior Says:

    SACUDIR O RS EU VOU QUANDO TIVER JOGO NO LAMI. VOU LÁ COPAR TUDO NA CASA DO MERCENÁRIO!!!! VAI SER 5X0 GRÊMIO E VOU DEITAR E ROLAR NA CARA DELES!!!
    ” ASSIS MOREIRA GROUP “. Era só o que faltava…

  3. Roberto Ortiz Alves Júnior Says:

    Referente ao “pitaco do Guasca” eu só encontro uma solução:
    – VOLTA MATA-MATA!!! Para gritarmos campeão novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: