Boi lerdo bebe água embarrada

by

Quem é do campo sabe que, quando se faz uma lida meio grande, aquelas de sovar pelego um dia inteiro, a tropa cansa e quando vê uma aguada sai em desespero pra beber. Entram lagoa adentro e se esbaldam, descansando a carcaça pra seguir viagem. Daí surge a expressão: “Boi lerdo bebe água embarrada”.

Hoje me dedico a falar dos bois lerdos deste brasileirão. E no final falo dos 3 bois espertos desse campeonato. Quem são os bois lerdos mais incríveis do torneio? Pra mim, são Grêmio, Cruzeiro, Atlético MG e Corinthians.

Quem quer ganhar uma competição de pontos corridos, com jogos de ida e volta, quem é time guapo tem que esquecer que touro em campo estranho é vaca. Isto Vale para o Grêmio. (4-3-1-2 é o esquema para jogos fora de casa, para ser touro – mocho – também longe dos domínios).

Já o Cruzeiro, este time é bom, mas tá esperando vir reforços pra deslanchar. O xiru que não tira a prenda pra dançar na hora que se ajeita, acaba solito no baile, babando de bêbado atirado nas mesas. O Cruzeiro tinha tudo pra ganhar, mas desperdiçou a chance de montar, deixando o cavalo passar encilhado.

O Atlético Mineiro vinha forte, chegou, pressionou, mas quando teve a oportunidade de ficar por cima da carne seca, amarelou. Foi assim contra o Palmeiras, em casa, quando deixou de ganhar. E Cusco que chega no garrão da res e demora pra grudar, acaba levando coice no focinho.

Corinthians tem o melhor comandante, mas além de vir de sangue doce por ter alcançado seus objetivos no ano, fez questão de tirar a matéria-prima do time. A direção optou por tirar de Mano o material que potencialmente levaria ao título nacional. Domador sem cavalo não é nada. Corinthians vai beber água suja porque optou em andar devagar, nem cansado estava.

Falando um pouco do outro extremo: quem parecia boi lerdo era o São Paulo. Mas na verdade, esse time tava “se fazendo de potrilho pra comer milho sovado”, ou “de galinha morta pra andar de caminhonete”. Vinha mal no campeonato, mas quando os outros achavam que tava morto, deu o golpe de novo e aparece novamente como o grande favorito ao título.

O Inter é outro que leva perigo. Os colorados se fizeram de china maleva, pois quando o macho estava fora, aprontou em casa. Enquanto os grandes times disputavam campeonatos maiores, o Inter fez a festa no campeonato brasileiro. E isso pode fazer a diferença no final. Pra mim, é o segundo favorito ao título.

O terceiro favorito, na minha opinião, é o Palmeiras, por ter largado na frente e ter graxa pra queimar. Conta com a experiência do matreiro Muricy (apesar de eu não gostar dele como técnico, ele é que nem bunda de rainha de bateria de escola de samba: sabe ganhar brasileiros).

E pros demais comparsas, quem são os 3 favoritos? Minha ordem é: São Paulo, Inter e Palmeiras.

Pra finalizar, dois trechos de uma poesia intitulada “Rio Grande, pátria e querência”, de autoria deste humilde aspirante a ajudante de blogueiro:

Ao começar remembrar nossa cultura,
Histórias de um povo aguerrido e altaneiro
Que Jamais peleou só por dinheiro
Nas suas tantas jornadas de luta e de glória,
Não poderia ser tão simplória
A sina de toda uma população
Que tem garra corcoveando no coração
E por isso cravejou e impôs sua história.

(…)

Por isso uma coisa eu garanto:
O nosso espírito de bravura se mantém
Nossa fibra certamente vai além
De gestos de cultivo à Tradição.
E, se for preciso lançar mão
Das nossas raízes antepassadas
Por certo nos ergueremos em espadas
Pra defender de novo este Chão.

Uma resposta to “Boi lerdo bebe água embarrada”

  1. junigol Says:

    Que belo poema meu amigo. Só poderia vir de alguém afeito a lide campeira, que tem integridade no coração e cultiva as nossas tradições.
    MURICY = como técnico ele é que nem bunda de rainha de bateria de escola de samba: sabe ganhar brasileiros. HAHAHAHA É A MELHOR DO MÊS COM CERTEZA!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: