NA CARA DO GOL

by

UM VIVA AOS ARQUEIROS!!!

Nesses tempos modernos, em que os treinadores de futebol privilegiam esquemas excessivamente defensivos ( muitas vezes com um ou, pasmem, nenhum atacante de ofício) e empates sem gols são comemorados, não é obviedade lembrar que a busca pelo gol não é um mero detalhe no futebol  e sim “o” detalhe que separa vencedores dos perdedores.

No nosso país, o futebol é reconhecidamente ofensivo e aspectos como a habilidade com a bola e a capacidade de fazer gols são exaustivamente incentivadas. Por isso as crianças que sonham em ser jogadores profissionais  acabam por espelhar-se em jogadores que exercem funções ofensivas. Em jogadores que fazem muitos gols e que levam suas torcidas a sonharem com títulos. Já goleiros e zagueiros raramente são lembrados. E nas peladas de rua é que vemos por que isso acontece,.geralmente os meninos mais “toscos” ou os “gordinhos” são relegados a funções defensivas e assumindo-as geralmente contrariados. Só aos mais qualificados é permitido jogar proximo ao gol adversário.

Com os goleiros então, a situação chega a ser dramática. É mais fácil ver um eclipse solar do que ver um menino se oferecer para jogar embaixo dos paus. Já dizia Nelson Rodrigues: ” Onde goleiro pisa não cresce grama”. É posição maldita, geralmente marginalizada  e paradoxalmente de imensa responsabilidade pois é a última linha de defesa. Goleiro é cargo de confiança, que nem neurocirurgião ou diretor financeiro de empresa. São funções que exigem segurança, estabilidade emocional, em que as falhas não são toleradas e, quando ocorrem, podem pôr tudo a perder. ( ou ao óbito do paciente, em relação ao médico)

Se o gol é o clímax do futebol. O que poderíamos dizer das defesas dos goleiros? O anticlímax? Eu, como ex-goleiro amador posso dizer-lhes com certeza que não. Neste ano eu vi duas atuações de goleiros que me empolgaram muito mais do que os gols durante os jogos: Júlio Cesar na vitória de 4×0 do Brasil contra o Uruguai em Montevidéu e Victor na vitória de 4×1 do Grêmio contra o Flamengo. Nesses jogos ficou a clara impressão de que se a partida levasse mais 90 minutos eles ainda assim não levariam mais gols tamanha a magnitude das atuações. Não importava se os chutes era de longe ou a queima-roupa, a bola não entrava. Foram aulas de posicionamento, agilidade, segurança e frieza. Pessoalmente em relação ao jogo do Grêmio fiquei muito impressionado com a afirmação do técnico do Flamengo, Andrade ( grande centromédio do Flamengo dos tempos de Zico), que afirmou ter sido a maior atuação que ele já havia visto de um goleiro. Dito isto por um homem que foi multicampeão e jogou dezenas de decisões na sua carreira isso conta demais.

Então digo disso aos amantes do futebol. Aqueles que tem um goleiro confiável nos seus times, celebrem-os e cumprimentem-os. Já aqueles que não tem cobrem os departamentos de futebol para que arranjem um. Todo grande time começa por um grande goleiro. Faz parte da espinha dorsal de uma equipe de futebol. E que vibremos como um gol cada vez que eles fizerem uma grande defesa!!!

Para finalizar uma filosofia levemente machista:

” Como os bons vinhos, para permanecer em bom estado de conservação, a mulher deve ser mantida no escuro, na horizontal e com uma rolha na boca.” ( Autor desconhecido)

Abraços a todos!!!

4 Respostas to “NA CARA DO GOL”

  1. mzerbes Says:

    Para Victor ser MAIOR (em termos de História) que Danrlei só lhe faltam títulos importantes. Para Réver ser maior que Rivarola idem. Falo de Rivarola porque Réver JAMAIS conseguirá ser melhor que Adílson, a menos que fique mais 2 anos no Grêmio e jogue um futebol qualificadíssimo coroado com títulos de expressão.

    Para repercutir com os leitores, aí vai o meu ranking dos 5 maiores goleiros tricolores:

    01-Eurico Lara
    02-Mazaropi
    03-Danrlei
    04-Leão
    05-Victor

    Ranking dos 5 MELHORES goleiros tricolores:

    01-Eurico Lara
    02-Victor
    03-Mazaropi
    04-Leão
    05-Danrlei

  2. RodriNIGHT Says:

    Junigol chutou o balde na frase final do comentário. Achei afude.

  3. Gustavo Says:

    05 MAIORES goleiros tricolores:

    01-Eurico Lara
    02-Danrlei
    03-Mazaropi
    04-Leão
    05-Victor (subindo vertiginosamente)

    Ranking dos 5 MELHORES goleiros tricolores:

    01-Victor
    02-Danrlei
    03-Eurico Lara
    04-Mazaropi
    05-Leão

  4. junigol Says:

    Porra… no Sidimar, Márcio Borboleta e no Eduardo Heuser ninguém fala?
    Na posição 06 de todos os rankings eu colocaria o Sílvio Pay-per View… reserva de luxo, jogava muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: