As Origens da Expressão ‘Fazer uma Vaquinha’

by
Língua nervosa ahm? FONTE: Tonterias.com

Língua nervosa ahm? FONTE: Tonterias.com

Quem nunca foi chamado às pressas pelos amigos ou familiares para ‘fazer uma vaquinha’, juntando dinheiro para ajudar alguém, ajudar a comprar um presente para um amigo que está de aniversário ou se formando, arrecadar valores para a feitura do bom e velho churrasco, quiçá até pagar o vidro quebrado da casa do vizinho em razão de um chute do zagueirão tosco que isolou a pelota pra longe e acabou por destruir o bem alheio? Ah, pois é. Todos já passaram por isso alguma vez na vida. Todavia, de onde será que emergiu esta inusitada expressão costumeiramente usada à guisa coloquial em toda a nossa Federação Brasileira?

Eu descobri as respostas para tal questionamento, meus caros leitores. Consoante o magistério do Professor Ari Riboldi, em sua obra entitulada “O Bode Expiatório“, a expressão surgiu de uma prática de premiação tipicamente futebolística, sob a graça de ‘bicho’. No longíquo ano de 1923, a torcida do Clube de Regatas Vasco da Gama, proveniente da cidade do Rio de Janeiro-RJ, resolveu estimular (de um modo ‘peculiar’) os jogadores de seu clube do coração a se dedicarem (ainda mais) à peleya – sempre na esperança de que jogassem com maior empenho, vontade e raça. A torcida vascaína passou a arrecadar dinheiro entre seus integrantes com o fito de dar aos atletas uma forma de ‘prêmio’ pelo resultado obtido, variando os valores pecuniários conforme a pontuação adquirida na partida jogada.

O valor atribuído era inspirado nos números do festejado ‘Jogo do Bicho’, senão vejamos: 5 (cinco), número do cachorro, equivalia a 5 mil réis – prêmio por um simples empate; 10, número do coelho, equivalia a 10 mil réis – prêmio por uma vitória comum; 25, número da vaca, correspondia a 25 mil réis – premiação dada somente em grandes vitórias, contra os adversários mais fortes ou em partidas decisivas. Como se vê, não é à toa que a Cidade Maravilhosa é o recanto de uma categoria de ‘trabalhadores’ não reconhecida pela Justiça Pátria: os bicheiros.

Desta forma, o dinheiro era arrecadado entre os torcedores, naquilo que veio a ser a famosa ‘vaquinha’…

Tchüss!!

Anúncios

3 Respostas to “As Origens da Expressão ‘Fazer uma Vaquinha’”

  1. Roberto Junior Says:

    Toco y Me Voy também é cultura também!!!!

  2. Gustavo Says:

    Segundo o ‘Fixa’, a origem dessa expressão é outra!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: