Melhor do que se Previa: San Martin é o Adversário do Grêmio nas Oitavas da Libertadores

by
San Martin/PER: o próximo adversário do Imortal Tricolor.

San Martin/PER: o próximo adversário do Imortal Tricolor.

Todos previam que o adversário do Grêmio seria o já conhecido Defensor/URU, o mesmo time, na época liderado por Sorondo (hoje no Internacional-RS/BRA), que deu trabalho para o Imortal Tricolor nas quartas de final da Libertadores em 2007. Para que o San Martin/PER fosse aclamado como adversário gremista, teria de perder por 2 ou mais gols para o já eliminado River Plate/ARG – algo inimaginável, tendo em vista a campanha pífia que os argentinos vinham fazendo. De quebra, o treinador do River, Nestor Gorosito, anunciou time reserva para a partida. E não é que o River Plate/ARG versão reserva goleou os peruanos por 3 a 0? Saiu melhor do que a encomenda. O Tricolor irá enfrentar um time de baixa qualidade técnica, sem tradição no futebol sul-americano e de pouca torcida. Mas o melhor ainda estava por vir. Com a combinação de resultados, o Grêmio enfrentará nas quartas de final o vencedor de Caracas/VEN e Deportivo Cuenca/EQU, dois clubes que não têm times ruins, porém, inequivocamente entidades de torcida pequena, sem a tradição de um Boca Juniors/ARG, ou de um São Paulo-SP/BRA e com times inferiores ao de Imortal Tricolor, se formos nos ater ao aspecto técnico. Em outras palavras, se não houver nenhum fator sobrenatural, pode-se afirmar que o Imortal Tricolor está virtualmente classificado às semi-finais.

Club Deportivo Universidad San Martín de Porres, conhecido por “Universidad San Martin”, é um clube peruano, fundado recentemente em 21 de Janeiro de 2004, na cidade de Lima, capital do país. A equipe é o resultado de uma parceria entre empresários e professores da Universidade de San Matin. É também o primeiro clube peruano a se tornar uma empresa de capital aberto. Manda seus jogos no Estádio Monumental de Lima do club Universitario de Deportes, com capacidade para 80.093 pessoas. Para estrear no Campeonato Peruano da primeira divisão no ano de 2004 sem disputar as divisões de acesso, o clube comprou o acesso do Club Sport Coopsol, que havia sido campeão da segunda divisão peruana em 2003. Chamada de “Los Albos”, a torcida do clube tem como mascote o “muela” (uma coruja). Atualmente presidido por José Antonio Chang, o San Martin/PER tem como material esportivo, desde Janeiro de 2009, a inglesa Umbro, sendo seu uniforme destacado com as cores branca e azul. O clube já conquistou os títulos do Torneo Apertura 2007 (sendo Campeão Peruano na decisão entre os vencedores do Apertura e do Clausura) e do Torneo Clausura 2008 (sendo Campeão Peruano na decisão). Atualmente, o clube é o sétimo colocado com 13 pontos no Torneo Apertura 2009.

Cultura presente até no mascote dos peruanos: uma coruja com chapéu de professor.

Cultura presente até no mascote dos peruanos: uma coruja com chapéu de professor.

No que tange ao sistema tático adotado pelo treinador Victor Rivera, o implementado é o 4-4-2, com duas linhas de quatro jogadores. Mas não é o “clássico” 4-4-2 inglês. Em que pese se tratar de duas linhas de quatro jogadores, e do sistema de marcação por zona, no time do San Martin/PER falta a figura do meia de ligação que encosta nos atacantes e se movimenta ofensivamente por ambos os lados (o famoso “winger”). Fazendo uma analogia, é o Souza do Grêmio, o D’Alessandro do Internacional-RS/BRA, o Vágner do Cruzeiro-MG/BRA, etc. A escalação oficial é a seguinte: Butrón; Guizasola, Reyes, Ramos e Guillermo Salas; Hinostroza, Carrillo, Fernández e Pedro García; Ludueña e Arzuaga. Os jogadores que atuam nas pontas da linha de meio-campo do San Martín/PER – Fernández pela esquerda, e Pedro García na direita – apóiam tão somente pelas laterais, sem arriscar diagonais em direção à área adversária. Não se sabe se isso é orientação do treinador, ou se é falta de ambição dos atletas mesmo. O mais engraçado é que os peruanos cometem a heresia de chamar Pedro García pela alcunha de “Romário”. Atentem para os videos que seguem no post! Carrillo é o centro do meio de campo do time, caindo mais pelo lado esquerdo da linha de ataque. Os demais jogadores alternandamente o procuram. Ele é o cobrador oficial das faltas e participa ativamente dos principais lances de ataque do San Martin/PER. No comando do ataque, tem o “fortinho” colombiano Arzuaga, um camisa 9 daqueles trombadores ao melhor estilo Zé Afonso, sem muita técnica. Arzuaga está acima do peso nitidamente, e prefere as jogadas de contato físico.  Ludueña, argentino companheiro de ataque de Arzuaga, é um atacante que tenta cair pelos dois lados, mas meio desordenadamente. Ramos e Reyes formam uma dupla de zaga bastante lenta. Hinostroza e Butrón são os jogadores mais conhecidos do time. Butrón é o goleiro da Seleção Peruana, capitão do time, ex-jogador dos dois clubes mais importantes do Peru: Alianza de Lima/PER e Sporting Cristal/PER. Hinostroza também atua como titular na Seleção Peruana, e da mesma forma, jogou no Alianza de Lima/PER.

O Estádio Monumental de Lima aguarda o Imortal Tricolor.

O Estádio Monumental de Lima aguarda o Imortal Tricolor.

De qualquer modo, o Grêmio precisa tomar muito cuidado no jogo que irá ser celebrado nesta próxima quarta-feira, às 21h45 de Brasília, em Lima ante o San Martin/PER. O bom time do Nacional/URU e toda a sua tradição continental sofreram para empatar com os peruanos no Estádio Monumental de Lima. O Nacional/PAR de Enciso e o tradicionalíssimo River Plate/ARG foram derrotados por 2 a 1 na casa dos peruanos. O time costuma pressionar bastante o adversário em sua casa, utilizando muito o porte do centroavante colombiano. Portanto, não dá para facilitar…

Tchüss!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: