Grêmio Football Porto-alegrense: o Clube Mais Lembrado pelos Gaúchos Desde Sempre

by
O ano de 2009 é o 14º ano consecutivo em que o Grêmio é o clube mais lembrado pelos torcedores gaúchos, segundo a pesquisa Top of Mind 2009, da Revista Amanhã. Vale lembrar, que esta estirpe de pesquisa é feita no Estado do Rio Grande do Sul justamente há 14 anos atrás, ou seja, o Grêmio jamais foi ultrapassado por qualquer outro clube do Estado, em que pese a capital Porto Alegre ter outras três entidades voltadas para a prática do futebol. A pesquisa apurou que em todo o Rio Grande do Sul, 49,9% das pessoas preferem o Grêmio, enquanto 42,9% preferem o Internacional, e os restantes 7,2% preferem outros clubes. De outro canto, como forma de alento ao time da Padre Cacique, na cidade de Porto Alegre, 51,6% preferem o Internacional, enquanto 46% preferem o Grêmio, e os restantes 2,4% preferem outros clubes.
Crescimento da torcida vermelha se deve (por demais) a Fernando Carvalho.

Crescimento da torcida vermelha se deve (por demais) a Fernando Carvalho.

Numa comparação bem sucedida, feita pelo colunista do Jornal Zero Hora Wianey Carlet, em comparação com o ano de 2008, o Grêmio teve 52,3% das respostas, tendo caído 2,45% neste ano de 2009 portanto. Por sua vez, o Internacional cresceu 4,1%. Evidentemente, que as pesquisas refletem a boa fase atual do clube da Padre Cacique. A vantagem gremista já foi esmagadoramente maior em anos passados, fundamentalmente anos 80, 90 e início os anos 2000 (época em que obteve seus maiores títulos), e agora, ela vem diminuindo gradualmente em razão do crescimento do clube da Padre Cacique. Na letra de Wianey Carlet, para o Internacional superar o Grêmio, teria de manter a sua hegemonia durante uma década, e o Grêmio (neste meio tempo) não poderia obter grandes títulos. Desta forma, teria a simpatia da maioria das gerações que começará a torcer a partir destes próximos anos. A chave do negócio é conquistar títulos e saber lidar com eles.  

Como diria Jardel, "Grenal é Grenal e vice-versa".

Como diria Jardel, "Grenal é Grenal e vice-versa".

Wianey Carlet finaliza aduzindo que se o Grêmio conquistar a Copa Libertadores da América, então estará freando a evolução do Internacional. Eu concordo plenamente com todas as palavras do recém mencionado jornalista. Ademais, tais números, só reforçam as razões pelas quais o Grêmio detém a maior torcida do Rio Grande do Sul, jamais tendo perdido a referência do povo gaudério. Em termos de Brasil, o Imortal Tricolor detém umas das 6 maiores torcidas do país (se não me equivoco é a 5ª maior, estando atrás somente de Corinthians/SP, Flamengo/RJ, São Paulo/SP e Palmeiras/SP). Mas estes são dados que ainda serão colocados e expostos aqui neste espaço para uma futura discussão. A Revista Placar faz anualmente tal pesquisa, e eu haverei de publicá-la aqui, sem sombra de dúvidas, para repercutir com nossos fiéis leitores.

Elas também preferem o Imortal Tricolor, tal como Gisele Bündchen, Wanda Nara, Miss Rio Grande do Sul, etc etc etc.

Elas também preferem o Imortal Tricolor, tal como Gisele Bündchen, Wanda Nara, Miss Rio Grande do Sul, etc etc etc.

Tchüss!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: