Futebol dos Petrodólares: a 3ª Divisão de Bons Jogadores

by
Roger chegando ao Qatar Sport Club no meio de 2008, após abandonar o Grêmio, em meio à disputa do Gauchão 2008.

Roger chegando ao Qatar Sport Club no meio de 2008, após abandonar o Grêmio, em meio à disputa do Gauchão 2008.

O futebol asiático, até então, não havia sido tratado aqui neste espaço. Sou um pesquisador dedicado e curioso incurável sobre os vários clubes praticantes do meu esporte favorito (o futebol). Munido neste espírito, fui em busca de informações precisas em relação ao futebol jogado na Ásia, mais pecisamente o torneio nacional do Catar. Muitos analistas do futebol classificam o futebol da Ásia como a “Terceira Divisão de Bons Jogadores” no mundo, sendo a Primeira Divisão o futebol do Leste Europeu, a Segunda Divisão o futebol do Oeste Europeu, a Quarta Divisão o futebol Americano (essencialmente Brasil-Argentina-México-Estados Unidos), a Quinta Divisão o futebol africano e a Sexta Divisão (aqueles que nunca assistiram ao atual formato do Mundial Interclubes, imaginem só o que não é!) o futebol da Oceania.

A chamada “Liga das Estrelas do Catar” tem em sua Primeira Divisão um total de 10 clubes (a metade de um Campeonato Italiano, Espanhol ou até mesmo Brasileiro), quais sejam: Al-Arabi, Al-Khor, Al-Wakra, Al-Kharityiath, Al-Sadd, Al-Sailyia, Umm-Salal e os “festejados” Qatar Sport Club e Al-Rayyan, clubes bastante conhecidos pelos brasileiros, em razão dos jogadores e treinadores que para lá se transferiram. O Al-Rayyan é comandado atualmente pelo treinador brasileiro Paulo Autuori, e o Qatar Sport Club será desmistificado nas linhas que seguem, por uma questão pessoal deste que vos fala.

O Qatar Sport Club é um clube profissional da Ásia, mais precisamente da cidade de Doha, situada no Catar. Fundado em 1959 com o nome de Al Nasour, já com as cores atuais (amarela e preta), o Qatar Sport Club sedia os seus jogos no Qatar Sport Club Stadium, com capacidade de 19 mil pessoas. Em 1972, o então Al Nasour fundiu-se com outras duas entidades, o Al Oruba e o Al Esteqlal. Finalmente, em 1981 o clube pasa a se chamar Qatar Sport Club.

No passado já jogaram grandes jogadores do futebol mundial no Qatar SC, certamente mais seduzidos pelos “petrodólares” do que pela projeção da carreira, entre os quais: Cláudio Paul Caniggia (ARG), Marcel Desailly (FRA), Christophe Dugarry (FRA), Fabrice Akwá (ANG), Jay Jay Okocha (NIG) e Ali Karimi (IRÃ). O time atualmente é treinado pelo técnico brasileiro Sebastião Lazaroni, jogando num 3-5-2 bem avançado. Os destaques do time são os meias Eric Djemba-Djemba (camaronês atuante na Seleção de seu país) e Roger (brasileiro, ex-Grêmio, Flamengo, Fluminense e Corinthians) e o atacante Marcinho (outro brasileiro ex-Grêmio e Flamengo).

O clube nunca teve grande projeção no cenário mundial (nem mesmo no próprio Catar), tendo o seu melhor desempenho sido uma classificação para a Copa dos Campeões do seu continente em 2004, vindo a ser eliminado sumariamente já na fase de grupos. Entretanto, em 2008 o clube resolveu investir, contando ainda com o apoio do fornecimentod e material da gigante alemã Adidas. As informações referentes ao futebol asiático como um todo são muito obscuras: além de não ser um futebol em que a mídia européia e americana dão destaque, ainda tem o grande problema da língua árabe.

Não consegui descobrir o nome do goleiro do Qatar SC, mas o time treinado por Lazaroni joga na defesa com o zagueiro Ahmed Dokhi de líbero (ele é natural da Arábia Saudita), na direita com Mohammed O. e na esquerda com Amad Alhosni (ambos do Catar); no meio de campo jogam o cabeça de área marroquino El Karkhouri, os alas Munir (natural do Irã) e Youssef Safri (natural do Marrocos) e os meias avançados Djemba-Djemba e Roger; no ataque o “craque” da Seleção do Catar Sebástian Quintana e o brasileiro Marcinho.

Quem sabe em 2009 o Qatar SC consiga mais projeção. Mas com Lazaroni de treinador vai ser complicado ahm?

Sebastião Lazaroni, ex-treinador da Seleção Brasileira na fracassada Copa de 1990, em ação no Catar.

Sebastião Lazaroni, ex-treinador da Seleção Brasileira na fracassada Copa de 1990, em ação no Catar.

Tchüss!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: